2019 já está a todo vapor! Temos alguns conselhos e práticas recomendadas que podem ajudar os editores a atingir resultados ainda melhores no Google Notícias este ano.

Recomendações gerais

Há muitas informações úteis na Central de Ajuda do Editor do Google Notícias. Leia esse material, especialmente as diretrizes técnicas e as políticas de conteúdo.

Títulos e datas

  • Use títulos claros: o Google Notícias analisa vários sinais para detectar o título de um artigo, incluindo a tag de título HTML e o texto com mais destaque na página. Veja nossas dicas para títulos.
  • Forneça datas e horários precisos: o Google Notícias usa diversas abordagens para determinar a data e hora exibidas em um artigo. Use estes métodos para garantir que essas informações estejam corretas:
    • Mostre uma só data e hora, e com clareza: conforme nossas diretrizes de datas, mostre a data e a hora de modo claro e visível entre o título e o texto do artigo. Sempre que possível, evite que outras datas apareçam na página, como as de matérias relacionadas.
    • Use dados estruturados: utilize o esquema datePublished e dateModified, além da designação certa de fuso horário para páginas AMP e não AMP.
  • Evite a atualização artificial de matérias: quando um artigo passa por mudanças consideráveis, faz sentido dar a ele uma nova data e hora. No entanto, não atualize uma matéria artificialmente sem adicionar informações significativas ou algum outro motivo convincente para a mudança de data. Além disso, não crie uma versão levemente atualizada de uma publicação anterior e depois exclua a matéria antiga para redirecionar à nova. Isso é contra nossas diretrizes para URLs de artigos.

Conteúdo duplicado

O Google Notícias procura recompensar conteúdo jornalístico independente e original dando crédito ao editor de origem, o que é bom tanto para os usuários quanto para os editores. Isso significa que tentamos impedir que conteúdo duplicado (incluindo materiais copiados, reescritos ou republicados) tenha um desempenho melhor que conteúdo original. Sendo assim, siga estas diretrizes para editores:

  • Bloqueie conteúdo copiado: em geral, a cópia de conteúdo é a duplicação de material de outro site, muitas vezes de maneira automática. Os sites que recorrem a essa prática precisam bloquear o conteúdo copiado do Google Notícias.
  • Bloqueie conteúdo reescrito: o material reescrito é copiado de outro site e depois reformulado para que não seja idêntico ao original. Os sites que reescrevem texto sem agregar valor claro ou significativo precisam bloquear o conteúdo reescrito do Google Notícias. Isso inclui, entre outros, textos que incluem apenas pequenas alterações ou aquelas que fazem muitas substituições de palavras, mas ainda mantêm o significado geral do artigo original.
  • Bloqueie conteúdo republicado ou use a canonização: a republicação ocorre quando um editor tem permissão do autor ou de outro editor para uma nova publicação de uma obra original, como é o caso do material de agências de notícias ou de parcerias com outras publicações.

Para garantir que as versões originais tenham um melhor desempenho no Google Notícias, os editores que permitem a republicação por terceiros podem pedir que eles bloqueiem o conteúdo ou usem a canonização.

O Google Notícias também recomenda que os editores que republicam material bloqueiem o acesso a esse conteúdo de maneira proativa ou usem a canonização para que possamos identificar o conteúdo original e atribuir os créditos com mais precisão.

  • Evite conteúdo duplicado: caso você opere uma rede de sites de notícias que compartilham conteúdo, siga o conselho acima sobre a republicação. Selecione a versão que considera ser o artigo original e decida entre bloquear as cópias ou usar a canonização para direcionar ao original.

Transparência

  • Seja transparente: os visitantes do seu site querem informações claras e confiáveis sobre quem escreveu os artigos e publicou o conteúdo. É por isso que nossas políticas de conteúdo reforçam a importância de incluir claramente o nome e as informações dos autores nas postagens, além dos dados de contato da publicação.
  • Não tenha um comportamento enganoso: nossas políticas de conteúdo não permitem sites ou contas que se fazem passar por outra pessoa ou organização, nem aqueles que deturpam ou ocultam a identidade dos proprietários ou a finalidade principal do conteúdo. Não permitimos que contas ou sites envolvidos em atividades coordenadas induzam os usuários ao erro. Isso inclui, entre outros, sites ou contas que deturpam ou ocultam o país de origem ou que direcionam conteúdo a usuários em outros países sob premissas falsas.

Mais dicas

  • Evite entrar em esquemas de links: não participe de esquemas de links, que podem incluir programas de marketing de artigos em grande escala ou venda de links aprovados pelo PageRank. Consulte nossa página sobre esquemas de links para mais informações.
  • Use dados estruturados para aprimorar a apresentação: os editores que usam páginas AMP e não AMP podem utilizar dados estruturados e otimizar o conteúdo para pesquisa aprimorada ou apresentações do tipo carrossel.
  • Cuide da segurança e dos dados dos usuários: recomendamos proteger todas as páginas do seu site com HTTPS para preservar a integridade e a confidencialidade dos dados transmitidos pelos usuários. Veja mais dicas úteis sobre como implementar o HTTPS nas nossas práticas recomendadas.

Tenha um ótimo 2019!

Esperamos que essas dicas ajudem os editores a ter bons resultados no Google Notícias em 2019. Não é possível oferecer suporte individual àqueles que têm mais dúvidas sobre o Google Notícias. No entanto, monitoramos nosso Fórum de Editores do Google Notícias, que foi reformulado recentemente, e tentamos responder a perguntas que podem ajudar vários editores de uma só vez. O fórum também é um excelente recurso para os editores compartilharem dicas e conselhos.

Postado por Danny Sullivan, Relações Públicas da Pesquisa

from Blog Oficial do Google para Webmasters http://bit.ly/2BGlADB
via Notícias sobre Marketing

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