Para ajudar as pessoas a saber se os resultados exibidos pela Busca são relevantes para uma determinada pesquisa, o Google mostra prévias de cada conteúdo – incluindo trechos de textos e informações em outros formatos. O tipo de prévia exibido depende de vários fatores, como o tipo de conteúdo pesquisado pelo usuário e o aparelho usado para fazer a pesquisa.
 
Por exemplo, se você buscar receitas no Google, verá miniaturas de imagens e as classificações dadas pelos usuários. Isso porque, na hora de decidir o cardápio, essas informações podem ser mais úteis do que trechos da receita. Ou talvez você esteja procurando um show por perto e pode conferir os eventos diretamente nos resultados de Busca. Para isso, o Google conta com a ajuda dos publicadores, que marcam suas páginas com dados estruturados.
 
O Google gera essas prévias automaticamente, para que o usuário possa avaliar a relevância dos resultados exibidos e decidir se deseja acessar os links. Sabemos, porém, que os donos de sites podem querer ajustar, de forma independente, o conteúdo das prévias exibidas na Busca. Para facilitar a vida dos sites na hora de definir quanto texto (ou qual trecho do texto) deve estar disponível na prévia – bem como o formato de exibição dessas informações –, estamos introduzindo uma série de novas configurações para webmasters.

Diga ao Google quais são suas preferências de trechos e prévias de conteúdo

Até hoje, era possível apenas aprovar ou recusar um trecho de texto na prévia. Estamos adotando agora um conjunto de métodos que vai permitir um ajuste mais detalhado do que aparece na prévia das páginas do seu site. Isso será feito com duas novas configurações: um conjunto de meta tags de robôs e um atributo para HTML.

Uso de meta tags de robôs 

A meta tag de robô é acrescentada ao <head> de uma página HTML, ou especificada no header x-robots-tag HTTP. As meta tags de robô referentes ao conteúdo da prévia de uma página são as seguintes:
 
  • “nosnippet”Opção que já existe, para declarar que você não deseja exibir nenhum trecho de texto para uma determinada página. 
  • “max-snippet:[number]”Recurso novo! Determine o tamanho máximo do trecho de texto para sua página, em número de caracteres.
  • “max-video-preview:[number]”Recurso novo! Determine a duração máxima de uma prévia em vídeo animado, inserindo o número de segundos.
  • “max-image-preview:[setting]”Recurso novo! Determine o tamanho máximo da imagem prévia que será mostrada para a página, escolhendo “none” (nenhum), “standard” (padrão) ou “large” (grande).
 
As novas meta tags estarão disponíveis no fim de outubro deste ano. E elas podem ser combinadas entre si, conforme o exemplo abaixo:
<meta name=”robots” content=”max-snippet:50, max-image-preview:large”>

Como usar o novo atributo data-nosnippet para páginas HTML

Uma nova maneira de determinar que parte da página pode ser exibida como trecho da prévia é o atributo “data-nosnippet” HTML para os elementos span, div e section.Ele evita que parte de uma página HTML seja exibida dentro do trecho de texto da página.
 
Um exemplo:
 
<p><span data-nosnippet>Harry Houdini</span> foi sem dúvida o mágico mais famoso de todos os tempos.</p>
 
O atributo data-nosnippet para HTML vai estar disponível até o final do ano. Para mais informações, consulte os documentos para desenvolvedores sobre meta tag, x-robots-tag, e data-nosnippet.

Informações sobre resultados aprimorados e trechos exibidos

O conteúdo de dados estruturados pode ser exibido na Busca como resultado rico. Esse tipo de resultado não se ajusta aos limites estabelecidos nas configurações de meta robôs descritas acima. Na verdade, ele pode receber um tratamento ainda mais específico, limitando ou alterando o conteúdo fornecido nos próprios dados estruturados. Por exemplo, caso os dados estruturados incluam uma receita, o conteúdo desses dados pode ser exibido nos resultados da Busca no formato de um carrossel de receitas. Da mesma forma, se um evento é marcado com dados estruturados, ele pode ser apresentado como tal nos resultados da Busca. Para limitar essa apresentação, o publicador pode determinar a quantidade e o tipo de conteúdo nos dados estruturados.  
 
Alguns recursos especiais da Busca dependem da disponibilidade de conteúdo para prévia. Por isso, limitar as prévias pode impedir que o conteúdo da sua página apareça nessas áreas. Os trechos de texto exibidos, por exemplo, exigem um número mínimo de caracteres para que possam aparecer. Esse número varia de um idioma para outro, e por isso não há um tamanho máximo que garanta a exibição do trecho. Quem não quiser que o conteúdo apareça na forma de trecho pode testar diferentes comprimentos máximos do texto. Já quem quiser ter certeza de que o trecho não será exibido deve usar a opção nosnippet.  

O formato AMP

O formato AMP oferece alguns benefícios. Entre eles, estão a possibilidade de obter mais destaque para imagens em miniatura nos resultados da Busca e no feed do Google Discover. Já está provado que essas características atraem mais visitas para os conteúdos de publishers. Entretanto, publishers que não queiram que o Google use imagens maiores nas prévias de páginas AMP, seja na Busca ou no Discover, podem usar as configurações de meta robôs descritas acima e especificar max-image-preview of “standard” ou “none.”
 
As novas opções estão disponíveis a proprietários de conteúdo de todo o mundo. Elas vão funcionar da mesma maneira na exibição dos resultados, não importa onde. Esperamos que essas novidades facilitem a vida de publicadores na hora de otimizar o valor obtido com a Busca do Google e atingir objetivos comerciais. Para mais informações, leia os documentos para desenvolvedores sobre meta tags. Em caso de dúvida, não hesite em falar conosco ou participar do nosso fórum de ajuda para webmasters.
 
Publicado por John Mueller, Analista de tendências para webmasters, Google Suíça

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via Notícias sobre Marketing

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