Enfrentar as mudanças climáticas em escala global é um desafio que exige iniciativas urgentes de nações, comunidades locais e pessoas. Felizmente, e para o bem do planeta, um número crescente de cidades na América Latina vem adotando medidas para combater as mudanças climáticas, fazendo um balanço das emissões de gases do efeito estufa (ou GHG, na sigla em inglês) no âmbito municipal. Embora seja complexa, a criação de um inventário de GHG é um importante primeiro passo para estabelecer metas e políticas capazes de melhorar a qualidade da vida no planeta ao longo do próximo século.

O Google também está trabalhando para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, ajudando as cidades a usar novas abordagens inovadoras para criar um mundo mais sustentável. O Environmental Insights Explorer (EIE) é uma ferramenta on-line, que usa dados proprietários do Google, projetados em colaboração com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM, na sigla em inglês), para analisar os dados abrangentes de mapeamento global do Google para estimar metas de redução e tomar medidas com base em informações confiáveis.

O EIE foi lançado em setembro de 2018, com Buenos Aires como a primeira cidade piloto. Hoje, estamos felizes em expandir o acesso ao EIE a mais 5 cidades da América Latina: (São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Guadalajara, para apoiar iniciativas com informações prontamente acessíveis para tomar decisões inteligentes sobre planos e políticas climáticas .

Apoio às iniciativas municipais
As soluções orientadas com dados são essenciais para enfrentar o desafio climático, e muitas cidades carecem de recursos para coletá-los por conta própria. Compreender as fontes de emissões em uma cidade é importante para definir os objetivos e planos de ação eficientes, mas também é um processo complexo e demorado.

As cidades motivadas a agir geralmente gastam tempo e recursos significativos no processo. Quando ficou claro para nós que a abrangente tecnologia de computação e dados de mapeamento global do Google poderiam ser usados para obter novos conhecimentos críticos relevantes para o clima das cidades, abraçamos com entusiasmo esse compromisso.

O Google tem parceria com cidades de todo o mundo para entender como elas coletam dados, desenvolvem inventários, planejam projetos de redução e acompanham os resultados de seus esforços. Trabalhar em estreita colaboração com essas cidades construiu entendimento e confiança nos dados e na abordagem inovadora do EIE, trabalho que incluiu a comparação de estimativas do EIE às contagens de sensores de estrada e comparações com outras fontes de dados normalmente usadas pelas cidades.

Trabalho contínuo

Esses passos são apenas o início de um percurso importante. Estamos trabalhando para levar o EIE para muitas outras cidades ao redor do mundo e ajudá-las a criar um futuro mais saudável e limpo para seus cidadãos e para o nosso planeta.
Para mais informações sobre o EIE na sua cidade, acesse o site da plataforma e envie um formulário de solicitação de dados no sustainability.google.
Publicado por Rebecca Moore, diretora do Google Earth, Earth Engine & Outreach

from Blog do Google Brasil https://ift.tt/2Oyrkq5
via Notícias sobre Marketing

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s