As cinco forças de Porter no Marketing digital

 Olá, espero que esteja tudo bem com você!
 Não vamos reinventar a roda, é preciso para de pensar que por si só o Marketing Digital, como mágica, resolverá de alguma forma problemas de gestão ou mesmo de vendas, olhar para os conceitos tradicionais de Marketing é fundamental para entender comportamentos, ao Marketing Digital cabe fornecer as informações e apoiar a execução das estratégias criadas.
 Em um de meus artigos citei as 5 forças de Porter como estratégia de Marketing, vamos entender um pouco melhor este conceito e fazer uma analogia da sua importância para o Marketing Digital.
 Toda estratégia tem que ser criada e estar preparada para a competição independente do setor de atuação, o modelo das 5 forças de Porter pode e deve ser usado para a Indústria, para o Comércio e Serviços e atualmente também para o Marketing Digital.
Se você não entender como se comporta a sua concorrência em um Mix de Marketing (Você viu meu artigo sobre o Mix de Marketing) relacionado ao seu negócio como espera vender para ela?
Pensando na Aplicação do Conceito
  • Como centro do conceito das 5 forças temos a Rivalidade entre as empresas do mesmo setor que por seu dinamismo estão sempre inovando as suas ações comerciais, seja melhorando seu produto ou acirrando a competição com os seus concorrentes com uma guerra de preços.
  • Circundando esta rivalidade temos a Ameaça de Novos Entrantes que pode ser ou não facilitada pelo próprio mercado. Empresas que necessitam de alto investimento criam uma barreira natural a novos competidores, refinarias e aviação são bons exemplos, enquanto isso o contrário acontece por exemplo no setor de micro empreendedorismo onde vários tipos de negócios exigem baixo investimento.
  • Aproveitando o clichê de dizer que estamos em um mundo globalizado é fato e fácil de entender a força de Porter relacionada a Ameaça de Produtos Substitutos. Celulares, computadores, eletrônicos, de tudo um pouco todos os dias vemos a substituição de produtos principalmente em função da tecnologia ou da facilidade de uso de um determinado bem ou serviço em relação a seu custo beneficio.
  • Quando o consumidor entra na jogada a situação fica ainda mais acirrada para as empresas, neste momento entra a força de Porter relacionada ao Poder de Negociação dos Compradores. Como exemplo de onde aplicar este poder temos como “vitima” as empresas que não buscam agregar valor ao seu negócio com a diferenciação nos seus produtos.
  • Completando as 5 Forças de Porter temos o Poder de Negociação dos Fornecedores, é aquela história da oferta e procura, quanto menos fornecedores sua empresa tiver maior será o poder do seu fornecedor e vice versa.

OLHA O ALERTA …
 E então, você acha que podemos relacionar algumas questões entre negócios virtuais e as 5 forças de Porter? De momento me veio o seguinte, o que você acha?
  1. Podemos considerar que em negócios virtuais existe competição.
  2. Existe facilidade de novos competidores.
  3. Novos produtos surgem constantemente.
  4. Competição de preços para conquistar o cliente.
  5. Muitos ou poucos fornecedores.

Reconhecendo a Concorrência

 É preciso identificar o setor em que seu negócio faz concorrência.
Setor é um grupo de empresas que oferecem um produto ou classe de produtos que são substitutos próximos uns dos outros (Kotler, 2012), não confunda setor com nicho de mercado que são segmentos ou públicos com necessidades pouco exploradas ou inexistente.
 Analisar o setor do qual seu negócio faz parte é fundamental para definir uma estratégia de competição frente a seus concorrentes, neste momento identificar nichos em potencial no seu setor pode ser uma opção atraente para alavancar os negócios.
 Em outro momento vou apresentar a você as principais ferramentas digitais para analisar tendencias e a concorrência para o seu negócio on line, o importante neste momento será ter a visão de Marketing para realizar as análises corretamente, este é o objetivo deste post, te dar ferramentas para que você conheça o seu negócio.

Não Esqueça da Demanda

 Eu explico
 Existem estudos que dizem que as 5 forças de Porter apresentam algumas limitações, dentre elas, tratando-se de negócios virtuais, destaco duas situações, uma é o fato de que o conceito da pouca atenção a fatores que podem afetar a demanda, isto quer dizer que nas 5 forças de Porter não tem atenção a mudança na renda do consumidor, o outro ponto mencionamos anteriormente que é a atenção aos nichos de mercado para alavancar os negócios.

 Não é só isso

 Não se iluda e pense que estes posts iram te habilitar 100% para atuar no mundo do marketing, claro que não, existe muito mais a aprender, e de verdade temos que aprender todos os dias, o que eu sei é que pelo menos estes artigos iram despertar em você algumas necessidades, espero ter ajudado em alguma coisa e que você encontre o melhor caminho para alavancar o seu negócio digital.
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Artur Marcondes Artigo no Site AM3D Marketing

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