Para chegar a este ponto de formatação do quadro acima veja a definição de cada situação.
MATRIZ DE OPORTUNIDADES: Empresa X
FORÇAS – Probabilidade de Sucesso – Manutenção
Atratividade Alta – Quadro 1
– know-how que confere qualidade excepcional a sua linha de personalizados e produtos licenciados, a diretoria constantemente busca novas linhas de produtos e a empresa está antenada com as tendências internacionais e novidades em seu nicho e mercado.
FRAQUEZAS – Probabilidade de Sucesso – Sobrevivência
Atratividade Baixa – Quadro 2
– A estratégia de marketing da empresa precisa de ajustes, é necessário criar uma identidade mais forte no segmento, como a marca está assumindo personalidade própria, necessita ter uma estratégia de divulgação voltada para ela.
OPORTUNIDADES – Probabilidade de Sucesso – Desenvolvimento
Atratividade Alta – Quadro 3
– A empresa precisa ter uma estratégia mais agressiva de divulgação de sua marca e buscar linhas de produtos mais populares que possam atender campanhas promocionais com baixo custo unitário, mas que, entretanto tenha volume muito expressivo e possam trazer maior rentabilidade para a empresa. Considerando-se que a marca não possui nenhum histórico em mídia, torna-se fundamental alocar uma verba de comunicação especificamente para ela.
AMEAÇAS – Probabilidade de Sucesso – Crescimento
Atratividade Baixa – Quadro 4
– A busca por representantes comerciais ao redor do Brasil é um processo longo e que envolve treinamento e capacitação, demandando grandes investimentos, entretanto para alcançar resultados expressivos no mercado corporativo, este é um dos principais pontos, e deve ser adotado com urgência.
Ficou fácil de entender?
Espero que sim, não tem segredo, é uma questão de conhecer sua empresa e entender seus limites e o que é preciso ser feito para supera-los, a análise de ambiente é fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento e tenho certeza que você concorda comigo!